O que um advogado faz?

Saiba o que um Advogado faz, quais as especialidades existentes e como escolher o profissional certo para resolver o seu problema!

 

A resposta pode parecer lógica, mas existem diferentes atribuições para o profissional do direito. Além da resolução de conflitos no âmbito forense, o advogado também é o responsável pela atuação preventiva dos problemas relacionados às leis.

Esse tipo de atuação ocorre, principalmente, nas relações de família e de negócios como sociedades empresariais ou planejamento sucessório. Segundo o advogado do escritório Ferraz Sampaio |||| em Campinas, Dr. Renato Savy, a atuação preventiva é a principal atividade dos escritórios de advocacia, “pois, as pessoas estão agindo com mais cautela em seus negócios ou relações, através do acompanhamento de um advogado que lhe trará a segurança necessária”, explica.

Para atuar como advogado, é preciso ter o curso de Bacharel em Direito e ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Segundo informações da OAB, a edição do Exame em 2015 teve 398 profissionais aprovados em Campinas, a quarta cidade com maior índice de aprovação (28,39%).

O direito é uma das carreiras mais tradicionais e está entre os cursos mais procurados nas universidades de todo o Brasil. O mercado de trabalho é bastante favorável e há inúmeras possibilidades de atuação para o advogado.

O que um advogado faz em cada uma das áreas da advocacia?

Direito Civil:

Este é um ramo do Direito que trata das leis, normas e obrigações impostas às pessoas. Nele, estão incluídas as relações familiares; o princípio da personalidade; a capacidade legal do ser humano praticar ou abster-se de determinados atos; a conciliação das necessidades coletivas com os interesses particulares; a propriedade individual e a legitimidade da herança que garante ao indivíduo o direito de dispor e transferir os seus bens para os herdeiros.

 

Direito do Trabalho:

O Direito do Trabalho é responsável por regulamentar as relações laborais amparadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Essa área de atuação pode ser apresentada como coletiva ou individual em todas as ações empregatícias.

 

Direito Imobiliário:

Trata de todos os regulamentos que envolvem bens imóveis como condomínios, alugueis, compra e venda de imóveis, usucapião e financiamento imobiliário. Uma das atuações mais importantes de uma Assessoria Jurídica no ramo imobiliário são as incorporações que garantem a possibilidade do uso do bem como investimento financeiro.

 

Direito Empresarial:

Atua nas relações privativas que envolvem a empresa e o empresário. Nele, estão relacionados o estudo da empresa, o direito societário, as relações de título de crédito, o direito concorrencial, o direito intelectual e industrial e os contratos de mercado.

 

Direito Penal:

Também conhecido como Direito Criminal, tem o objetivo de reprimir crimes e delitos, numa ação preventiva para a sociedade. Ele envolve crimes como furtos, roubos, coações, homicídios e demais ocorrências que coloquem a proteção dos bens jurídicos fundamentais em risco.

 

O profissional do direito pode, além de advogar, optar pela carreira jurídica com atuação como promotor de justiça, magistrado ou procurador público. O curso também é exigido para alguns cargos do serviço público, como Oficiais de Justiça, por exemplo.

O direito é uma área que exige constante atualização do advogado, pois anualmente novas leis surgem ou são alteradas e é imprescindível que o profissional do direito esteja qualificado para atender as demandas dos clientes.

No escritório Ferraz Sampaio possui um corpo jurídico com profissionais especialistas em diferentes áreas, para atender diferentes demandas dos clientes, sendo nossa atuação em ações que envolvem o Direito Empresarial, Direito Imobiliário, Direito Civil e do Direito do Trabalho.

 

Últimas Notícias