Sancionada a lei que regulamenta a cobrança de gorjetas

O presidente Michel Temer sancionou, nesta terça-feira (14/03), a Lei que regulamenta a cobrança de gorjetas em bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares.

A legislação altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e determina como gorjeta não só a quantia oferecida espontaneamente pelo cliente, como também, o valor cobrado pelo local como serviço ou adicional, de qualquer título, destinado ao repasse para os empregados.

O texto estabelece que a gorjeta cobrada não é receita própria do empregador e deve ser distribuída aos trabalhadores de acordo com os critérios de custeio e de rateio definidos em convenção ou acordo coletivo.

As empresas que são inscritas no regime de tributação federal diferenciado, como o Simples, por exemplo, podem ficar com até 20% do valor recolhido para o pagamento de encargos sociais, previdenciários e trabalhistas.

Os demais estabelecimentos poderão reter 33% da quantia referente à gorjeta. Em ambos os casos, o restante da verba deve ser revertido, integralmente, aos funcionários.

Para os casos em que a gorjeta for entregue diretamente ao empregado, os critérios para a possível retenção pelo empregador deverão ser definidos em assembleia ou acordo em sindicato da categoria.

 

[highlight type=”light”]

Saiba mais sobre mudanças na CLT

[gravityform id=”4″ title=”false” description=”false”]
[/highlight]

 

A Lei também estabelece que o percentual recebido a título de gorjeta seja registrado em anotação na Carteira de Trabalho, na Previdência Social e nos holerites dos empregados. As empresas devem registrar em carteira o salário fixo e a média de valores das gorjetas recebidas nos últimos 12 meses.

Nos estabelecimentos com mais de 60 colaboradores, é obrigatória a criação de uma comissão que ficará responsável pelo acompanhamento e fiscalização da regularidade da cobrança da gorjeta.

Em caso de descumprimento das regras, o empregador pagará ao empregado prejudicado multa no valor de 1/30 da média da gorjeta por dia de atraso, no limite de um piso salarial da classe trabalhadora. Se houver reincidência, esse valor pode ser triplicado.

Por Renato Savy
Advogado

Últimas Notícias
Compartilhe
WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias