CLT ganha dispositivo que Proíbe o Trabalho de Gestantes e Lactantes em locais insalubres

Insalubridade para Gestantes e Lactantes

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ganhou um novo dispositivo que proíbe o trabalho de gestantes e lactantes em locais insalubres. A Lei 13.287/2016 foi publicada na edição de 12 de maio do Diário Oficial da União e acrescenta dispositivo à CLT para proibir o trabalho da gestante ou lactante em atividades, operações ou locais insalubres.

A Lei garante à trabalhadora que esteja grávida ou em período de amamentação, o exercício de suas funções em um local saudável. A partir da vigência do dispositivo, é importante que, tanto a empregada quanto o empregador, fiquem atentos às alterações que poderão ocorrer enquanto a funcionária estiver afastada do local insalubre.

É preciso cautela, uma vez que, imagina-se que a solução será o remanejamento da mulher para outro setor da empresa.

 

O que as empresas devem fazer antes de remanejar a empregada gestante ou lactante

 Antes do remanejamento da funcionária gestante ou lactante para um outro setor da empresa não insalubre, é importante avaliar os riscos que essa atitude poderá gerar no futuro. Isso porque as situações que envolvem a gestante ou lactante podem variar.

Como exemplo, podemos citar a seguinte situação: Uma funcionária que trabalha em salas de Raio X não poderá ser remanejada para o atendimento telefônico durante o período de gravidez ou amamentação. A justificativa se dá pelo fato de que, em uma reclamação trabalhista futura, a empregada poderia alegar o desvio de função, bem como a aplicação da legislação que trata do trabalho de telefonista.

A partir desse exemplo, é possível reafirmar que o empregador não pode efetuar a transferência de funções sem avaliar se a atividade a ser exercida enquanto durar a gravidez ou amamentação estará relacionada à função original da funcionária.

Em situações como essa, é importante que a empresa conte com uma Assessoria Jurídica que efetue a análise das leis trabalhistas aplicáveis ao novo cargo a ser exercido pela gestante/lactante.

[highlight type=”light”]

Assine nossa lista e receba dicas exclusivas sobre direito trabalhista e empresarial:

[gravityform id=”4″ title=”false” description=”false”]
[/highlight]

Pagamento do adicional de insalubridade ficará suspenso no período de gestação e amamentação

A Lei 13.287/2016 determina a suspensão do pagamento do adicional de insalubridade para a empregada afastada da função original. No projeto original, esse pagamento ocorreria de maneira integral, mas foi vetado depois de ouvidos os Ministérios da Fazenda e das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.

A justificativa para o veto é o de que a manutenção do salário possui mérito, mas o texto estava ambíguo e poderia prejudicar a trabalhadora, uma vez que o período de amamentação pode se estender além do tempo de estabilidade do emprego após o parto, e o custo adicional para o empregador poderia levar à demissão da funcionária depois de terminada a licença pela gravidez.

Por estar completamente afastada da exposição aos agentes insalubres, a trabalhadora deverá deixar de receber o adicional pelo risco.

 

Penalidades para o empregador que descumprir a Lei

 Apesar de a Lei não ter imposto qualquer penalidade ao empregador que descumprir o regulamento, é importante que a empresa fique atenta, pois a manutenção da empregada gestante ou lactante em atividade insalubre poderá gerar uma possível reclamação trabalhista, além de autuação do Ministério do Trabalho e Emprego.

Portanto, é importante que os administradores estejam bem assessorados para que não tenham problemas de litígios trabalhistas no futuro.

 

Por Renato Savy
Advogado especializado em Direito Empresarial e do Trabalho

VEJA TAMBÉM: O Direito à Licença Maternidade – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Este Benefício

Últimas Notícias
Compartilhe
WhatsApp
LinkedIn
Facebook
Twitter
Telegram

Últimas Notícias